top of page

Toxicidade

Tratamento e Recomendações [1][2]

 

 

  • Pequenas ingestões de Brodifacoum normalmente não requerem qualquer intervenção médica.

  • A descontaminação gástrica não tem qualquer efeito após ingestão de grandes quantidades por crianças.

  • Em casos de suspeita de atos terroristas, uso massivo, criminoso intencional ou qualquer ingestão intencional, ou quando a quantidade ingerida ou é uma grande quantidade, ou não pode ser determinada, o paciente deve ser encaminhado para uma unidade de saúde para avaliação clínica e laboratorial e tratamento se necessário.

  • A indução de vómito tem sido recomendada para crianças que ingerem pequenas quantidades, se puder ser efetuada até uma hora após a ingestão. A émese encontra-se contraindicada em adultos com problemas hemorrágicos, particularmente aqueles em tratamento com anticoagulantes ou com uma história crónica de ingestão de anticoagulantes de ação longa.

  • A lavagem gástrica é recomendada entre a primeira e a segunda hora após a ingestão de Brodifacoum.

  • O tratamento de eleição aquando da ingestão de elevadas quantidades, é o carvão ativado e A vitamina K1 é o antidoto específico e deve ser administrado a qualquer paciente com o tempo de protrombina aumentado.​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

Trabalho realizado no âmbito da Unidade Curricular de Toxicologia Mecanística no ano lectivo 2013/2014 do Curso de Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) e tem a responsabilidade pedagógica e científica do Prof. Doutor Fernando Remião doLaboratório de Toxicologia da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto.

Morada: Rua de Jorge Viterbo Ferreira n.º 228, 4050-313 PORTO (PORTUGAL)

Site: www.ff.up.ptE-mail: ffup@ff.up.pt

Telefone Geral: +351 220 428 500

Fax Geral: +351 226 093 390

bottom of page