top of page

Brodifacoum

Deteção Laboratorial 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Determinação de Brodifacoum em cabelo humano por cromatografia líquida/espectrometria de massa em tandem e a sua aplicação em casos de envenenamento [7]

 

A Bromadiolona e o Brodifacoum, anticoagulantes raticidas comuns, estão envolvidos na maioria dos casos de envenenamento em humanos. Análises ao cabelo podem fornecer informações na exposição prolongada ao Brodifacoum.

 

Um método usado é a cromatografia liquida associada a espectrometria de massa em tandem (LC/MS/MS). Foi desenvolvido e validado para a medição destes dois raticidas no cabelo humano.

 

Os limites de deteção para o brodifacoum são de 0,025 ng/mg. A precisão variou 90,3-109,3%.

 

 

 

Determinação de Brodifacoum em sangue humano por cromatografia liquida/espectrometria de massa em tandem e a sua aplicação em casos de envenenamento [8]

 

Foi desenvolvido e validado um método sensível e reprodutível para a determinação de Bromadiolona e Brodifacoum, duas supervarfarinas mais usadas, no sangue usando varfarina-D5 como padrão interno.

 

Os dois raticidas são extraídos das amostras de sangue completo por extração líquido-líquido com acetato de etilo.

 

A concentração mais baixa de deteção é de 0,2ng/mL.

Trabalho realizado no âmbito da Unidade Curricular de Toxicologia Mecanística no ano lectivo 2013/2014 do Curso de Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) e tem a responsabilidade pedagógica e científica do Prof. Doutor Fernando Remião doLaboratório de Toxicologia da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto.

Morada: Rua de Jorge Viterbo Ferreira n.º 228, 4050-313 PORTO (PORTUGAL)

Site: www.ff.up.ptE-mail: ffup@ff.up.pt

Telefone Geral: +351 220 428 500

Fax Geral: +351 226 093 390

bottom of page