
BRODIFACOUM
A Super Varfarina, um rodenticida letal.
Brodifacoum
História [1][2]
Foi introduzido em 1975 para lidar com o problema público da resistência à varfarina por parte dos roedores. Introduzido pela empresa britânica Sorex e comercializado pela Imperial Chemicals Incorporated Plant Protection Division, encontra-se disponível em vários países para o controlo de muitas pragas de espécies diferentes de roedores.
Aquando da sua introdução, foi o único raticida anticoagulante a causar 100% de mortalidade 24 horas após uma dose única. É assim um raticida com ação contra os roedores resistentes à ação da Varfarina.
Uso no terrorismo “Agent of Oportunity” [2]
É conhecido como “Agent of Oportunity” porque se encontra disponível comercialmente. Pode ser utilizado contra pessoas por meio de ingestão de comida e/ou água contaminada. E pode passar despercebido visto que os sintomas podem surgir algum tempo depois. Assim as vítimas podem não associar a ingestão à coagulopatia. Além disso, a intoxicação pode não apresentar outros sintomas iniciais a não ser sangue nas fezes e urina.
A inibição de fatores de coagulação dependentes da vitamina K também pode ocorrer após a ingestão repetida de pequenas quantidades de Brodifacoum, o que faz deste um agente insidioso.
![]() | ![]() | ![]() |
---|
