top of page

Brodifacoum

História [1][2]

 

Foi introduzido em 1975 para lidar com o problema público da resistência à varfarina por parte dos roedores. Introduzido pela empresa britânica Sorex e comercializado pela Imperial Chemicals Incorporated Plant Protection Division, encontra-se disponível em vários países para o controlo de muitas pragas de espécies diferentes de roedores.

Aquando da sua introdução, foi o único raticida anticoagulante  a causar 100% de mortalidade 24 horas após uma dose única. É assim um raticida com ação contra os roedores resistentes à ação da Varfarina.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uso no terrorismo “Agent of Oportunity” [2]

 

É conhecido como “Agent of Oportunity” porque se encontra disponível comercialmente. Pode ser utilizado contra pessoas por meio de ingestão de comida e/ou água contaminada. E pode passar despercebido visto que os sintomas podem surgir algum tempo depois. Assim as vítimas podem não associar a ingestão à coagulopatia. Além disso, a intoxicação pode não apresentar outros sintomas iniciais a não ser sangue nas fezes e urina.

A inibição de fatores de coagulação dependentes da vitamina K também pode ocorrer após a ingestão repetida de pequenas quantidades de Brodifacoum, o que faz deste um agente insidioso.

 

 

 

 

 

 

 

 

Trabalho realizado no âmbito da Unidade Curricular de Toxicologia Mecanística no ano lectivo 2013/2014 do Curso de Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) e tem a responsabilidade pedagógica e científica do Prof. Doutor Fernando Remião doLaboratório de Toxicologia da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto.

Morada: Rua de Jorge Viterbo Ferreira n.º 228, 4050-313 PORTO (PORTUGAL)

Site: www.ff.up.ptE-mail: ffup@ff.up.pt

Telefone Geral: +351 220 428 500

Fax Geral: +351 226 093 390

bottom of page