top of page

Brodifacoum

Toxicocinética [1][2]

 

O Brodifacoum é muito bem absorvido a nível gastro-intestinal, atingindo o seu pico plasmático 12 horas após a ingestão. Nos humanos este tóxico é encontrado até 7 meses após a sua ingestão.

 

A sua eliminação parece seguir uma cinética de ordem 1 e apresenta um tempo de semi-vida de 56 dias. A sua ligação a proteínas plasmáticas pode retardar a distribuição e prolongar o tempo de semi-vida.

 

O metabolismo e eliminação do isómero trans é mais rápido do que o do isómero cis sendo a eliminação é bifásica: numa fase inicial rápida de 3 dias e uma segunda fase, lenta, de 120 a 130 dias.

 

A via principal de eliminação após ingestão oral é através das fezes, sendo que a urina consiste apenas numa via minoritária de eliminação.

pills-white-yellow-on-blue-background-spilling-from-plastic-pot-container-bottle

Trabalho realizado no âmbito da Unidade Curricular de Toxicologia Mecanística no ano lectivo 2013/2014 do Curso de Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) e tem a responsabilidade pedagógica e científica do Prof. Doutor Fernando Remião doLaboratório de Toxicologia da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto.

Morada: Rua de Jorge Viterbo Ferreira n.º 228, 4050-313 PORTO (PORTUGAL)

Site: www.ff.up.ptE-mail: ffup@ff.up.pt

Telefone Geral: +351 220 428 500

Fax Geral: +351 226 093 390

bottom of page