top of page

Brodifacoum

Mecanismo de Ação [9][10]

 

O mecanismo de ação do Brodifacoum é semelhante ao da Varfarina: trata-se  de um inibidor específico da subunidade 1 da epóxido-redutase da Vitamina K, impedindo o ciclo regenerativo desta Vitamina, resultando em hipoprotrombinemia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na cascata de coagulação, alguns factores de coagulação necessitam de se ligar a iões cálcio para serem ativados. A ligação dos factores de coagulação ao cálcio requer a carboxilação dos seus resíduos glutamil. Este passo de carboxilação requer a Vitamina K1 hidroquinona como co-factor, convertendo-se esta forma no respectivo epóxido.

 

No ciclo fisiológico normal, o epóxido é reduzido à Vitamina K1 inicial pela Vitamina K1 epóxido redutase. O Brodifacoum baseia o seu mecanismo de ação na interferência com esta mesma enzima resultando numa diminuição da Vitamina K1 e conseguentemente no comprometimento da síntese dos factores pró-coagulantes II, VII, IX, e X, e das proteínas anti-coagulantes C e S. Assim, as supervarfarinas produzem uma diminuição da carboxilação, dependente de vitamina K, nos resíduos de ácido glutâmico dos percursores dos fatores de protrombina.

 

Estudos sugerem que a sua maior potência relativamente à Varfarina deve-se provavelmente à grande cadeia lipofílica que o Brodifacoum possui e que possivelmente aumenta a sua afinidade para o alvo.

 

 

Metabolismo [9][10]

O Brodifacoum é hidroxilado a compostos inativos pelo sistema citocromo P450 (CIP450) nos microssomas hepáticos. Apesar de ainda não estar completamente compreendido, pensa-se que seja metabolizado do mesmo modo que a Varfarina, dada a estrutura 4-hidroxicumarina. É hidroxilado a compostos inactivos por oxidases nos microssomas hepáticos.

 

O Fenobarbital aumenta a atividade do CIP450, o que leva ao aumento do metabolismo do Brodifacoum e consequentemente ao aumento dos seus metabolitos, como acontece com a Varfarina. Nos animais, tem sido demonstrado que o pré-tratamento com Fenobarbital diminui o efeito do Brodifacoum.

Figura 3: Mecanismo de Ação da Varfarina/Brodifacoum. Adaptado de Sharma P, Bentley P. Of rats and men: superwarfarin toxicity. Lancet. 2005;365(9459):552-3.

Figura 4: Metabolismo da Varfarina.  Adapatado de M. Whirl-Carrillo, E.M. McDonagh, J. M. Hebert, L. Gong, K. Sangkuhl, C.F. Thorn, R.B. Altman and T.E. Klein. "Pharmacogenomics Knowledge for Personalized Medicine" Clinical Pharmacology & Therapeutics (2012) 92(4): 414-417.

bottom of page