
BRODIFACOUM
A Super Varfarina, um rodenticida letal.
Caso 3: Diagnóstico incorrecto de gravidez ectópica: uma tentativa de suícidio
Foi reportado um caso de intoxicação por raticida diagnosticado como gravidez ectópica. Uma mulher de 18 anos deu entrada no Departamento de Emergência devido a hemorragias vaginais e dor abdominal. Era sexualmente ativa e tinha ciclos menstruais irregulares com intervalos de 30-60 dias, e a última vez que teve menstruação foi há 45 dias. Teve hemorragia vaginal por 10 dias, e hematúria sem dor durante 5 dias. Quatro horas antes do internamento começou a sentir dores abdominais e vómitos cor de café (típica cor de vómitos com sangue).
O teste de gravidez foi positivo, e foi encontrada uma severa disfunção na coagulação.
Foram administrados 4 unidades de hemácias e foi transferida de hospital devido ao choque hipovolémico. Exames físicos mostraram equimose subcutânea por uma grande área e sangue na boca, nariz e vagina. O abdómen parece estar muito distendido.
Análises hematológicas revelaram hemoglobina a 63g/L e plaquetas a 159x109/L. O ultrassom de emergência mostrou um grande volume de fluido interperitoneal, e uma massa de forma irregular ecóica com um diâmetro de 5 cm localizada no lado direito da cavidade pélvica, que sugere uma gravidez ectópica ou um coágulo de sangue. Era muito suspeitável uma gravidez ectópica com massivas hemorragias. A rutura do corpo lúteo foi também considerada, o que pode explicar o falso positivo no anterior teste de gravidez.
Testes laboratoriais revelaram tempos prolongados de prototrombina (PT) (72,2s vs 11,5s) e tempo de tromboplastina parcial (APTT) (177,0s vs 30,4s). O tempo de trombina (TT), fibrinogénio, e testes de função hepática estão dentro dos limites normais. A HCG no soro foi negativo. Portanto, a ingestão de brodifacoum foi fortemente suspeitada nesta fase.
Durante o internamento e até 2 dias após foram administrados 4 embalagens de hemáticas, 1200 mL de plasma total e vitamina K, 150 mg diariamente.
A rapariga confessou ter ingerido raticida (0.005% brodifacoum) 3 semanas antes. Houve uma grande melhoria dos sintomas e também no perfil de coagulação, tendo tido alta 4 dias depois.
